Apresentação

A Locomotiva Participações é uma empresa de investimento privado focada no desenvolvimento de negócios. Sua atuação está baseada na criação de valor através de sua gestão ativa, parceria de longo prazo e sinergia entre as empresas do portfólio.

Possui atualmente, na sua carteira de ativos, participações em vários segmentos de negócios como Varejo, Imobiliário, Hotelaria, Serviços, Mídia e Mineração.

A Locomotiva Participações possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios.

O foco está no relacionamento produtivo com uma parceria sustentável e transparente para gerar valor às empresas associadas.

Objetivos Estratégicos

  • Investimento com participação societária (abordagem de dono).
  • Criação de valor através de gestão ativa (sinergia entre as empresas investidas e utilização máxima das competências acumuladas).
  • Alto potencial de retorno, com geração de valor acima da média.

Histórico

  • Abertura da empresa Águia Telecom com as lojas Facell-TIM em Natal-RN. Essas lojas foram vendidas em 2002.
  • Expansão da empresa Águia Telecom em conjunto com o startup da empresa Oi no Brasil. Administrando franquias da Oi em Natal-RN, conseguiu ampliar a sua rede para 5 estados, chegando a ter 20 Pontos De Venda (PDVs). Em 2012 vende as lojas Oi.
  • Abertura da empresa Águia Urbanismo na região metropolitana de Natal-RN.
  • Aguia Urbanismo lança o Central Parque I.
  • Aguia Urbanismo lança o Real Parque.
  • Aguia Urbanismo lança o Central Parque II. Nesse mesmo ano lança também o empreendimento Pingo D’agua.
  • Aguia Telecom adquire as operações próprias da Nokia no Brasil atendendo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas, além de assinar um contrato de expansão de mais 15 PDVs até o fim de 2014.
  • Inicia o projeto de prospecção de minério de grafite, no sul da Bahia, através da constituição da empresa Brasil Grafite S.A. Nesse mesmo ano a empresa solicita e aprova junto ao DNPM, 12 alvarás de pesquisa.
  • Aguia Urbanismo lança Primeira e Segunda Etapas do Central Parque III. Nesse mesmo ano lança também o empreendimento Parque Amarante.
  • Aguia Urbanismo lança Terceira Etapa do Central Parque III.
  • Brasil Grafite S.A conclui parceria com a Frontera Minerals Inc para a realização de campanha de sondagem e desenvolvimento executivo do projeto.
  • Adquire participação acionária da empresa Vista Participações que tem como objetivo o desenvolvimento de hotéis com foco em cidades médias e pouco atendidas pelas redes tradicionais.
  • Aguia Urbanismo lança a Primeira e Segunda Etapas do Central Parque Clube.
  • Águia Telecom inicia operação com a marca Motorola e encerra o ano com 9 PDV´s.
  • Com a compra da Nokia pela Microsoft, as lojas alteram seu portfólio de produtos e identidade visual. A Aguia Telecom, em apenas 2 meses, reformou 29 PDVs em 7 estados com a nova marca e modelo de atendimento Microsoft.
  • Águia Telecom expande o número de PDV´s da Motorola. Fechando o ano com 19 PDV´s.
  • Brasil Grafite S.A. recebe oferta de “opção de compra” da empresa australiana Sayona Mining Limited. Nesse mesmo ano, intensifica a realização de sondagem, com a comprovação de reserva mineral.
  • Aguia Urbanismo lança a Terceira Etapa do Central Parque Clube.
  • Ocorre mudança da estratégia de atuação da Microsoft Mobile que encerra as operações de lojas da marca no Brasil.
  • Águia Telecom expande o número de PDV´s da Motorola. Fechando o ano com 23 PDV´s.
  • Aumenta a participação no capital da Vista Participações, tendo assento no Conselho de Administração.
  • Inicia a operação da empresa Parque Brasil Urbanismo, especializada no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários em Minas Gerais.
  • Cria um novo conceito em cuidado com a saúde com a abertura da Clínica do Shopping, uma empresa especializada em atendimento médico e odontológico na comodidade de um Shopping Center, sendo a primeira unidade no Shopping Midway em Natal-RN.
  • Adquiri participação societária no e-commerce Cadeira do Chefe, operação de importação e venda de cadeira e mobiliário de escritório.
  • Investe na Start Up Mentor You – Empresa de prestação de serviço de mentoria online através da plataforma Mentor You.
  • Investe na operação de mídia digital através da empresa Fala Síndico que opera através da veiculação de anúncios em condomínios residenciais utilizando monitores em áreas comuns (elevadores).
  • Aguia Urbanismo lança o empreendimento Macaíba Parque.
  • Reorganização da holding através da criação da Locomotiva Participações e Investimentos com um time dedicado para a gestão do portfólio.
  • Águia Telecom expande o número de PDV´s da Motorola (5 novos PDV´s para os mercados do Nordeste e Sudeste), encerrando o ano com 30 PDV´s em 4 Estados.
  • Crescimento da participação do negócio Fala Sindico com investimento próprio em São Paulo. Expansão também na abertura de franquias em vários estados do Brasil.
  • Processo de otimização da estrutura de comercialização do site Cadeira do Chefe com a mudança do Centro de Distribuição para São Paulo.
  • Investimento na aceleradora www.embala.ae
  • Aguia Urbanismo lança a Quarta Etapa do Central Parque Clube já com 90% vendido. Nesse mesmo ano desenvolve e lança o Central Parque Mall, Centro Comercial localizado no centro de Extremoz-RN.

Equipe Executiva

A equipe da Locomotiva possui experiência em diversos setores da economia e funções corporativas. Ao longo das últimas duas décadas, os sócios adquiriram grande experiência e entendimento sobre como abordar os desafios e oportunidades de empresas de pequeno e médio porte no Brasil.

André Sudário -

André Sudário

Saiba mais

André Sudário

Empreendedor em diversas áreas de negócio, iniciou sua trajetória no varejo, onde possui mais de 20 anos de experiência. Atualmente exerce a função executiva no ramo imobiliário e membro do conselho de administração de diversas empresas do grupo. É sócio fundador da Locomotiva Participações, com o papel de fomentar negócios com geração de valor acima da média nacional.

Possui também cargo de Diretor da Câmera Dirigente Lojista (CDL) de Natal e é Conselheiro da Junior Achievement e da operação Sorriso no Brasil.

Graduado em Administração pela Universidade Potiguar, possui especialização pelo ESADE de Madri em Estratégia de Pessoas, especialização em Investimento no Mercado Imobiliário pelo Insper-SP, além de especialização em Finanças Corporativas pela FDC. É líder da implantação do PAEX e no desenvolvimento de dirigentes em parceria com a FDC no grupo Águia.

Gustavo Vargas  -

Gustavo Vargas

Saiba mais

Gustavo Vargas

Profissional da área financeira e de planejamento com experiência em grandes empresas, foi executivo da Samarco Mineração S.A., ocupando também cargo de Diretor Presidente das cooperativas de credito da empresa (Credisam – credito financeiro e Cohesa-credito imobiliário).
É sócio fundador da Locomotiva Participações, atuando na melhoria da gestão das empresas em que possui parceria de negócio.
Professor de finanças dos cursos de pós graduação da Newton Paiva-MG. Possui também cargo de Vice- Presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Seccional do Espírito Santo e é Membro do Conselho de Administração da Brasil Grafite S.A e Mineração Morro Verde.
Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, mestre em Administração de Empresas, especialização em Estratégia Empresarial pela Kellogg School of Management (EUA), possui curso de Inovação (Strategic Intuition) pela Columbia Business School, é pós-graduado em MBA – Gestão Empresarial e MBA – Finanças, Auditoria e Controladoria, ambas pela Fundação Getúlio Vargas/FGV.

Conselho de Administração

Alexandre Aragão - Conselheiro

Alexandre Aragão

Conselheiro

Saiba mais

Alexandre Aragão

Executivo com mais de dez anos de experiência no mercado corporativo, tanto na indústria como na prestação de serviços, em empresas multinacionais como: White Martins, Log-In Logística, Lafarge Brasil e CRH, tendo sido o head Jurídico e Compliance desta última no Brasil.

Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar, Especialista em Direito Tributário pelo IBET-RJ e em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ, participou de diversos cursos de extensão in company, entre os quais se destacam os de Liderança pela Lafarge University em Chantilly, França (2015) e em Compliance pela CRH, em Paris, França (2015) e em Amsterdã, Holanda (2016).

João Melo - Conselheiro

João Melo

Conselheiro

Saiba mais

João Melo

Profissional com 15 anos de experiência em empresas multinacionais de Bens de Consumo e de Engenharia e Construção para o setor privado. Ocupou cargos de diretoria em Estratégia e Finanças na Whirlpool/Embraco e atualmente é CFO da Racional Engenharia.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com MBA pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Possui cursos de extensão em Negociação, Finanças e Real Estate por Harvard, Wharton (Universidade da Pensilvânia) e MIT.